Existem diversos tipos de manutenção predial que buscam promover, monitorar e garantir as melhores condições de segurança e conservação das instalações, equipamentos e infraestrutura de uma edificação. É indispensável que as empresas realizem um plano de manutenção, pois elas ganham inúmeros benefícios, como disponibilidade de ambientes em pleno funcionamento e redução de custos com manutenção corretiva para consertos e substituição de peças e equipamentos.
Do contrário, negligenciar os tipos de manutenção predial pode causar danos sérios aos negócios, como interrupções nos processos e perdas financeiras. Então, se a sua empresa não realiza nenhum tipo de manutenção, recomendamos que pare tudo que está fazendo e comece hoje mesmo a olhar para isso.
Quer implementar os tipos de manutenção predial na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Fica tranquilo, nós vamos te ajudar! Continue a leitura deste conteúdo para saber mais informações.
Quais são os tipos de manutenção predial existentes?</h2>
A manutenção predial envolve uma série de atividades para revisão e controle de muitos processos da empresa. Isso significa que a atividade vai fazer o controle e monitoramento desde os maquinários até áreas externas e internas importantes para a empresa. A fim de garantir maior durabilidade, eficiência e evitar que problemas maiores surjam.
Neste conceito, existem três tipos de manutenção voltados para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Entenda melhor:
- Preventiva: na manutenção preventiva, identifica-se uma série de serviços realizados de maneira antecipada e de acordo com as recomendações de fabricantes e normas, garantindo que a vida útil dos equipamentos e/ou instalações elétricas ou hidráulicas prediais se prolonguem, evitando falhas e quebras e uma possível parada de uso daquele ambiente por indisponibilidade, como por exemplo: quando o ar-condicionado quebra em um dia quente e a sala de reunião tem várias pessoas ou quando o sistema hidráulico dos vasos sanitários deixa de funcionar e o banheiro precisa ser interditado para o uso.
- Corretiva: é mais voltada para o mundo dos imprevistos, como quando um equipamento ou uma instalação hidráulica, elétrica, ar-condicionado, etc. deixa de funcionar por quebra ou por apresentar mau funcionamento, impossibilitando o uso do ambiente, necessitando de uma equipe técnica que preste um atendimento emergencial para solução do problema.
- Preditiva: parecida com a manutenção preventiva, a manutenção preditiva acontece de maneira periódica com tecnologias modernas ligadas ao monitoramento das instalações e/ou equipamentos, através de diagnósticos capazes de prever futuros problemas, antes mesmo dele ocorrer.
Por exemplo: os quadros elétricos de iluminação podem apresentar superaquecimento dos componentes que podemos identificar através de um diagnóstico de termografia, possibilitando atuar de forma ágil antes de uma parada completa na distribuição de energia.
Serviços de manutenção predial: quais atividades sua empresa deve realizar?
Agora que você já conhece os tipos de manutenção predial, chegou a hora de conhecer os principais serviços que as empresas precisam realizar. Listamos os mais importantes:
- Reparos e Manutenção de Instalações hidráulicas;
- Reparos e Manutenção de instalações elétricas;
- Climatização;
- Inspeção de falhas no sistema de iluminação;
- Inspeção de telhados e limpeza de calhas;
- Melhorias no consumo de energia para o sistema de iluminação;
- Conservação geral de paredes, pisos, pinturas, etc.
Você pode usar um check list para organizar todas essas demandas, aproveite e baixe esse modelo grátis.
<H2>Como implementar corretamente os tipos de manutenção predial</h2>
Apesar dos inúmeros benefícios, é muito importante olhar com atenção para o plano de manutenção. Afinal, existem detalhes que garantem o sucesso do projeto. Confira alguns pontos importantes para analisar na hora de implementar os tipos de manutenção predial.
Faça um planejamento dos custos
O primeiro passo para implementar a manutenção predial no seu negócio é fazer um plano de manutenção. É importante ressaltar que essa atividade engloba todos os componentes do edifício, como estruturas, alvenarias, revestimentos, instalações hidráulicas, elétricas, climatização, além de muitos outros equipamentos e sistemas.
Sendo assim, coloque tudo na ponta do lápis, defina prioridades e detalhe os custos de cada atividade. Você pode organizar por setores para se organizar e separar tudo em uma planilha para não se perder.
Vale ressaltar que, neste momento, você vai conseguir enxergar melhor onde há os gastos desnecessários com matéria-prima, insumos e até mesmo de tempo. Dessa forma, fica mais fácil fazer economia no planejamento de manutenção.
Conte com uma equipe qualificada
Montar uma boa equipe de manutenção predial, pode não ser uma tarefa fácil. É preciso fazer um nivelamento, ver as necessidades, analisar os possíveis problemas relacionados à área e listar todos os tipos de profissionais necessários.
Além disso, é responsabilidade do gestor de manutenção que cada membro da equipe tenha compromisso com a demanda e incentivá-los para isso.
Algumas dicas para atingir bons resultados, são:
- Definir com clareza as funções a serem desempenhadas;
- Incentivar e estabelecer metas;
- Oferecer treinamentos e cursos para aperfeiçoamento;
- Estar disponível e valorizar o trabalho do funcionário;
- Avaliar o desempenho e fazer feedbacks;
Utilize as ferramentas certas
Quando utilizados as ferramentas corretas, o trabalho se torna muito mais produtivo. Na manutenção predial, esse fator é ainda mais importante.
Isso porque estamos falando de tarefas que podem ser desde as mais simples até as mais complexas. Por exemplo: Limpeza do sistema de climatização, limpeza e reaperto dos quadros de energia e muito mais.
Repare que cada atividade é única e possui um grau de complexidade. Além de ter um profissional capacitado para realizá-la, é indispensável oferecer os equipamentos certos para a execução das tarefas.
Use tecnologia de ponta
A tecnologia pode ser uma grande aliada de todo o time. Isso porque ela permite controlar e executar os mais variados tipos de manutenção predial.
Para se ter uma ideia, hoje em dia, é possível antecipar os problemas e resolvê-los com a ajuda de análises de vibrações, inspeção visual, ultrassom e muito mais. Tudo isso para tornar o trabalho mais eficiente, prático e seguro.
Vale lembrar que investir em tecnologia é uma das formas de economizar. Afinal, é possível automatizar processos com a ajuda de softwares e reduzir mão de obra.
Isso sem falar nas inúmeras possibilidades de análise que você tem para sua empresa.
Contrate uma empresa especializada
Como você pode notar, a manutenção predial está totalmente alinhada com a preservação do seu negócio e dos seus colaboradores, assim como da aparência e conservação dos locais de trabalho.
Você pode contar com uma empresa especializada para desempenhar o serviço de maneira completa e profissional. A GFacilities, por exemplo, tem o mais alto nível profissional neste tipo de atividade, com profissionais qualificados e tecnicamente treinados para atender os mais diversos tipos de manutenção predial.
Solicite um orçamento de manutenção predial clicando aqui. Vamos entender as necessidades da sua companhia e oferecer o processo mais adequado para seu escopo.
Curtiu o conteúdo de hoje? Não deixe de compartilhar com seus colegas da área!