Manutenção preventiva predial: por que não negligenciar essa atividade?

Manutenção Predial

A manutenção preventiva predial é fundamental para garantir o funcionamento correto das instalações e outras estruturas de prédios comerciais e residenciais de todos os tamanhos. Neste sentido, é importante estar atento aos riscos que negligenciar essa tarefa pode trazer. 

Muito além de aspectos relacionados à estética da edificação, a manutenção preventiva predial é sinônimo de segurança e durabilidade. Esses fatores contribuem diretamente no cuidado tanto externo quanto interno do prédio, favorecendo funcionários e colaboradores, além de promover resultados mais eficazes para as empresas. 

Apesar da importância para a preservação dos edifícios, a falta de manutenção preventiva predial é um problema recorrente em condomínios e prédios comerciais. Com esse descuido, muitos outros problemas podem aparecer, como infiltrações, rachaduras, aumento de gastos com reparos emergenciais e muito mais. 

Para que você entenda melhor sobre o assunto, preparamos esse conteúdo completo sobre manutenção preventiva predial. Também vamos explicar os pontos negativos que negligenciar essa tarefa pode trazer. Continue a leitura para saber porque a atividade deve ser levada a sério. 

Manutenção preventiva predial: o que é?

Na prática, é um conjunto de ações, serviços e atividades para revisão, controle e monitoramento de instalações, estruturas e operações de prédios residenciais e empresas de todos os tamanhos e segmentos, como shoppings e indústrias. 

Em um plano de manutenção preventiva predial, é possível encontrar tarefas sistemáticas como:

  • Revisões periódicas;
  • Inspeções;
  • Fiscalização;
  • Substituição de peças;
  • Reparos estéticos e muito mais. 

Assim, é possível evitar que os equipamentos e estruturas apresentem problemas que prejudiquem tanto os usuários da edificação quanto o próprio prédio. 

Podemos  dizer que a manutenção preventiva serve para identificar o problema antes que ele apareça, como a quebra de um elevador ou até mesmo um acidente. Por outro lado, a manutenção preventiva predial não faz o trabalho sozinha, é necessário contar com equipes alinhadas de acordo com os planos e indicadores de manutenção. 

Benefícios da manutenção preventiva predial: por que é importante fazer?

Independentemente do porte ou segmento, é importante realizar a manutenção preventiva predial por muitos fatores. 

Na indústria, evita quebras de equipamentos e perdas na produtividade  – fatores que impactam diretamente nos resultados operacionais e financeiros. É preciso ter em mente que nenhuma empresa está livre desses imprevistos. 

Além disso, prédios comerciais de escritórios ou condomínios residenciais também necessitam de um olhar cuidadoso com a manutenção preventiva predial. Isso porque esses tipos de edificações precisam de vários reparos, como manutenção elétrica, limpeza, cuidados com o jardim e muito mais. 

Ao priorizar a manutenção preventiva predial é possível obter diversos benefícios, como:

  • Melhor planejamento para reparos;
  • Redução de custos;
  • Ganho de produtividade;
  • Redução de acidentes e outros riscos;
  • Segurança de parceiros, colaboradores ou moradores;
  • Valorização do patrimônio. 

Por que não se deve negligenciar a manutenção preventiva predial?

Tanto em um edifício residencial quanto em um comercial, ninguém deseja enfrentar transtornos devido à falta de manutenção preventiva no local, não é? Muitos problemas são consequência do desconhecimento sobre a gravidade da ausência de um plano de manutenção. E se acontecer algum acidente então, a culpa vai cair sobre o responsável pela manutenção do imóvel.

Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes causados por deixar a atividade de manutenção de lado. Confira:

Infiltrações nos pisos e paredes

As infiltrações podem ser uma grande dor de cabeça para quem trabalha ou vive em um imóvel. Além disso, o problema pode representar risco à saúde humana, especialmente quando se forma o mofo.

Em prédios comerciais, há ainda de se considerar o impacto na imagem da edificação e nas vendas. Afinal, uma estrutura sem manutenção predial não passa uma boa impressão, o que pode prejudicar os resultados. 

Com a manutenção preventiva predial você evita os desconfortos com a imagem e ainda promove melhor qualidade de vida das pessoas que utilizam o local. 

Gastos altos com emergências

Imagine o seguinte cenário: um prédio da sua empresa  está com o elevador danificado e você não tem dinheiro para resolver o problema de imediato. De qualquer forma, você terá que contratar uma empresa especializada para consertar e evitar problemas maiores, não é?

Vale lembrar que, quanto mais tempo você demora para corrigir um problema, mais dinheiro será gasto. Já que outras áreas são atingidas, ainda mais quando o prédio é antigo.

Outro ponto é que contratar serviços de manutenção emergenciais e paliativos não é a opção mais inteligente. Em muitos casos, o barato sai caro!

Com a manutenção preventiva predial, as intervenções são planejadas antecipadamente com atenção pela empresa que realizará o serviço. Ao menor sinal de desgaste, por exemplo, já seriam tomadas medidas para que o problema não acontecesse.  

Perigo de curto circuito e incêndio

É importante deixar claro que a falta de manutenção preventiva predial é uma das principais causas de incêndios e curto circuito. 

Isso porque falhas estruturais podem afetar diversos sistemas e, inclusive, reduzir a segurança com a falta de manutenção elétrica. Com isso, muitos edifícios passam pelo problema que pode ser devastador e irreversível. 

Neste caso, a manutenção predial preventiva é a melhor solução para minimizar os riscos de incêndio e oferecer os equipamentos necessários para controlar, caso aconteça. 

Não deixe chegar a esse ponto, pode colocar a vida e a saúde das pessoas em riscos, além de representar mais gastos para o prédio.

Você pode contar com a ajuda da GFacilities, uma empresa especializada em manutenção preventiva e limpeza corporativa. Nosso time entende as necessidades das empresas e elabora um modelo de operação de acordo com o seu tipo de negócio. Vamos orientá-lo para que você não tenha nenhum prejuízo. 

Nosso time conta com técnicos especialistas nas mais diversas áreas da manutenção preventiva predial. Para saber mais sobre os diferenciais que temos a oferecer para sua indústria ou condomínio, clique no link e preencha o formulário. Vai ser um prazer ajudá-lo a crescer ainda mais!