Manutenção elétrica predial: O que deve ser acompanhado e como encontrar especialistas

Manutenção Predial

Apesar de a manutenção predial elétrica ser fundamental para a garantia da segurança de todas as pessoas, a realidade é que nem todos levam esse procedimento a sério. 

Enquanto alguns prédios são totalmente rigorosos com a manutenção preventiva e com os reparos necessários, outros ficam anos vistoriar as instalações. 

Portanto é fundamental aprender qual é a importância desse tipo de manutenção, quais são os equipamentos que devem ser inspecionados e como encontrar especialistas que estejam capacitados para fazer a manutenção elétrica predial com segurança.

Em que prestar atenção durante a manutenção?

Muita gente nem mesmo sabe o que avaliar quando se faz a manutenção elétrica predial e, de fato, existem vários itens que têm de ser inspecionados para garantir que ninguém esteja em risco e que as instalações encontram-se em perfeito funcionamento. 

A seguir, os itens dos quais se deve ficar atento durante uma manutenção elétrica predial:

Cabeamentos

Os cabeamentos nada mais são do que os cabos que levam, por exemplo, internet, telefone e televisão para os moradores do prédio ou para as salas comerciais. 

Apesar de nem todos associarem o cabeamento à energia elétrica, esse tipo de cabo pode sim entrar em curto e fazer com que danos severos se espalhem pelas instalações. 

Além disso, é necessário estar com o cabeamento verificado porque impede que técnicos dos serviços mencionados acabem recebendo um choque elétrico quando fizerem algum reparo.

Conferir se há dispositivos para segurança

Normalmente, as pessoas pensam logo em alarme de incêndio como um dispositivo de segurança e não sabem mencionar outros. Porém, há outras tecnologias que fazem com que seja mais fácil manter a segurança, como o disjuntor eletromagnético e o Diferencial Residual.

É importante que o profissional que faz a manutenção elétrica predial não deixe de conferir se todos esses dispositivos de segurança estão devidamente calibrados e até se eles existem.

Caso contrário, é preciso escolher alguns dispositivos para aumentar a segurança dos prédios. 

Cuidar do quadro elétrico

Em todo prédio existe um quadro elétrico ou o que é chamado de quadro de energia. Nele ficam vários dispositivos que ativam a energia para o funcionamento da luz nos andares, nas salas comerciais, nos apartamentos e também ativam outros sistemas, tais como tomadas, etc.

Infelizmente, uma parte bem grande dos incêndios começa por causa de curto circuito nesses quadros e é por isso que verificar se ele está em boas condições é muito importante. Além de verificar a parte externa, que não deve estar enferrujada, por exemplo, é necessário conferir se os disjuntores estão conservados. 

Verificar sobrecarga

Toda a fiação elétrica do prédio tem um limite de carga e é importante que ele não seja ultrapassado porque, se isso acontece, o risco de um curto circuito é altíssimo. 

Dessa maneira, os especialistas têm de conferir se há sobrecarga elétrica e, se essa possibilidade se confirmar, também é preciso providenciar o aumento do limite de carga. 

Esse procedimento é indispensável para proteger o prédio de um incêndio e somente quem tem experiência em manutenção elétrica predial consegue detectar a sobrecarga com precisão.

Para raios

Os para raios nem sempre são associados à manutenção elétrica predial, mas eles são essenciais porque, se eles estiverem funcionando devidamente, vão impedir que uma descarga elétrica cause um curto circuito.

Sendo assim, o cuidado com os para raios, tendo certeza de que eles estão dentro da validade e de que são apropriados para reduzir as descargas. 

Não é qualquer um que encontra todos os reparos necessários

No que diz respeito a esse tipo de manutenção, não é possível barganhar: ou se escolhe um profissional capacitado ou se coloca em risco tanto o prédio quanto os seus ocupantes.

É possível afirmar isso porque não é qualquer pessoa que consegue determinar todos os reparos necessários: se o indivíduo não for um especialista, muitas das coisas que devem ser verificadas na manutenção predial elétrica acabam sendo deixadas de lado. 

É por isso que se deve confiar apenas em especialistas, que têm um “olhar calibrado”: são anos procurando por necessidade de reparos nos prédios mais diversos e essa experiência faz com que eles não demorem para notar quando há algum problema com potencial até mesmo para se transformar em um acidente sério.

Terceirizar é a melhor opção

Não é nada fácil encontrar um especialista que tenha a carga de conhecimentos necessária para identificar todos os possíveis acidentes elétricos que podem acontecer em um prédio. 

No entanto, é indispensável ter esse conhecimento porque qualquer eventual risco que não seja bem avaliado pode causar até mesmo morte. 

Sendo assim, qual é a melhor opção para garantir uma manutenção predial elétrica de qualidade, com um especialista com os conhecimentos necessários?

É simples: basta confiar na terceirização!

O melhor de tudo é que há empresas especializadas em manutenção elétrica e que prestam serviços para prédios. Com isso, existe muito mais certeza de que todas as instalações que podem trazer riscos serão analisadas, corrigidas e, claro, acompanhadas. 

Quando uma empresa especializada é contratada para cuidar da manutenção predial elétrica, ela pode ser acionada no caso de ocorrer qualquer problema com as instalações.

Veja motivos para a manutenção predial elétrica ser realizada

Patrimônio vale mais

O prédio que está com a sua manutenção em dia passa a valer mais no mercado, já que oferece segurança para quem negocia, seja para o aluguel de uma sala, seja para a compra do edifício todo.

Aumenta a vida útil da construção

É claro que os prédios podem se deteriorar de maneira séria e até definitiva quando acontece um curto circuito ou uma descarga elétrica severa. Por isso, a manutenção preventiva nas instalações elétricas, além da manutenção corretiva, é primordial para que a construção dure mais tempo. 

Proteção da vida

Não é apenas o patrimônio ou a parte material dos prédios que são prejudicadas quando ocorre um problema elétrico: vidas ficam em risco. 

Sendo assim, contratar um profissional com “olhar calibrado” para cuidar da manutenção predial elétrica é, na verdade, proteger a vida de todos os usuários do prédio avaliado.