Como reduzimos os custos com limpeza profissional e serviços de facilities para uma rede de concessionária de veículos

Limpeza profissional

Limpeza profissional, controle de recepção e manutenção preventiva completa para as unidades de uma rede de concessionárias 

Para conservar e manter o funcionamento adequado de suas unidades, uma rede de concessionárias de São Paulo faz limpeza profissional, manutenção preventiva e serviços de recepção terceirizando tudo com a GFacilities. 

Além de padronizar e integrar as atividades, a empresa obteve diminuição nos custos operacionais e agilidade na resolução dos problemas. 

Por motivos de sigilo contratual e estratégico, optamos por não expor a identidade deste cliente, porém podemos compartilhar alguns aprendizados e resultados que temos acumulado também neste segmento.

Continue a leitura e entenda como a marca fez sua gestão de facilities da maneira correta e com alto desempenho. 

Quais eram os principais desafios para a rede de concessionárias?

Este projeto foi executado para uma rede de lojas concessionárias distribuídas por São Paulo, na região de Guarulhos e ABC Paulista. A principal marca revendida pelo grupo é a Chevrolet, porém a rede comercializa marcas como KIA, Nissan e Wolks. O grupo possui aproximadamente 850 funcionários.  

O projeto contemplou 15 lojas distribuídas em uma área de extensão (percurso) de 97 Km.  

As unidades estão distribuídas em 7 cidades no estado de São Paulo e 7 bairros na cidade de São Paulo, portanto o fator logística de atendimento das equipes foi fundamental para a construção do projeto.

Dentro do planejamento estratégico de uma empresa, alguns dos principais desafios é cuidar dos processos operacionais, administrativos, estratégicos e sanitários. Com a pandemia da COVID-19, a limpeza profissional ganhou ainda mais força e se tornou indispensável por parte das empresas para controlar a disseminação da doença. 

Em uma concessionária, isso não é diferente. O grupo atendido pela GFacilities precisava padronizar os serviços de manutenção, limpeza, jardinagem e recepção. Tudo isso sem aumentar os custos operacionais ou prejudicar as vendas. 

Além disso, durante o processo de fechamento de contrato com a GFacilities, foram encontradas algumas barreiras que prejudicavam o desempenho de toda a companhia, são elas:

  • Unidades antigas e sem manutenção preventiva há algum tempo.
  • Problemas com telhados em diversas lojas, exigindo uma equipe especializada para o trabalho e com certificações NR35 e equipamentos de segurança.
  • Exigência de adaptar colaboradores.
  • Senso de urgência em diversos aspectos.
  • Falta de mapeamento dos principais problemas para medir as ações necessárias.
  • Gestão focada apenas em custos, deixando de lado prioridades de serviços, principalmente na manutenção predial e das instalações, o que explica a falta de manutenção preventiva das edificações.
  • Diretoria com dificuldade para quebrar paradigmas para a implantação de uma nova cultura de gestão de facilities. 

Com essa análise, foi possível identificar que o objetivo da proposta é gerenciar serviços para manter o funcionamento e conservar as instalações prediais das concessionárias (patrimônio) de forma adequada. Assim, garantindo que a empresa tenha foco na execução de outras frentes do negócio, como vendas e gestão de pessoas.

Quais foram as soluções para o projeto? 

Com a identificação dos principais problemas, a GFacilities pôde montar um planejamento que atendesse às principais necessidades do negócio e com gestão centralizada. Para atender as necessidades do cliente, a implantação do projeto foi realizada com uma metodologia própria da GFacilities e executada em 3 fases conforme imagem abaixo: 

limpeza profissional 1

Foi disponibilizada uma equipe de planejamento e controle com um planejador, um coordenador de operações e um administrativo para atuar na matriz da rede de concessionárias. O organograma operacional implantado pela GFacilities ficou bem estruturado, conforme imagem abaixo: 

Dessa forma, foi possível elaborar as seguintes ações:

  • Controle da recepção, portaria e acesso nas lojas e oficinas;
  • Limpeza profissional e conservação dos diversos ambientes das concessionárias, conforme layout abaixo: 
  • Jardinagem para as áreas verdes;
  • Manutenção preventiva, preditiva e corretiva das edificações e instalações das concessionárias e oficinas;
  • Fornecimento de veículos tipo oficina para atendimento das equipes volantes;
  • Treinamento contínuo aos funcionários;

No total foram terceirizados 120 profissionais, sendo 14 recepcionistas, 12 manutencistas, 38 auxiliares de limpeza e 56 porteiros. 

Quais foram os principais benefícios obtidos?

Com a estruturação das ações e a execução de cada uma delas, as concessionárias passaram a ter uma comunicação mais rápida, além de oferecer melhores condições aos colaboradores e ter acesso aos relatórios que permitem o acompanhamento dos serviços em andamento. 

Confira uma lista dos principais benefícios obtidos na parceria entre as concessionárias e a GFacilities:

  • Redução no custo geral de aproximadamente 25%, considerando que a GFacilities passou  a efetuar as manutenções preventivas nos edifícios, lojas e escritórios, reduzindo muito o custo com quebra e manutenções corretivas.
  • Estruturação de um plano de manutenção preventiva e dimensionamento de uma equipe dedicada para a manutenção com veículo tipo oficina oferecidos pela GFacilities para melhor atendimento no deslocamento entre as lojas.
  • Implantação de um software de gestão para planejamento das manutenções preventivas e atendimento das ordens de serviço de corretivas abertas pelas lojas.
  • Instruções de uso do sistema aos gerentes das lojas e demais colaboradores, ressaltando a importância na definição do nível de prioridade de cada ordem de serviço evitando que tudo ficasse desorganizado.
  • Foco em treinamento das equipes de campo, principalmente da manutenção que exigia maior conhecimento técnico, tais como trabalho em altura, elétrica, hidráulica, estrutural e muito mais. 
  • Atendimento 24 horas em todas as unidades.
  • Gestão centralizada nas matrizes.
  • Entrega de relatórios gerados pelo sistema de gestão da manutenção, demonstrando a evolução do nível dos serviços
  • Custos mais baixos, principalmente nas tarefas com certo nível de periodicidade.
  • Gerenciamento do negócio por indicadores claros e objetivos de performance.
  • Satisfação dos funcionários e gerentes, comprovada atráves de questionário interno aplicado em todos os colaboradores. 
  • Satisfação dos clientes 
  • Agilidade no atendimento 

Conte com a GFacilities para otimizar os serviços gerais da sua empresa

Assim como este grupo de concessionárias terceirizou a limpeza profissional, controle da recepção e manutenção dos prédios, sua empresa também pode ganhar ótimas vantagens com a GFacilities. 

Oferecemos desde serviços de limpeza e sanitização até abastecimento de copa e controle da recepção. Os profissionais para cada atividade são formados, inclusive em primeiros socorros e segurança do trabalho. Dessa forma, tudo fica mais seguro tanto para os seus colaboradores quanto para o funcionamento da própria empresa. 

No caso da empresa ter funcionários contratados em CLT, os mesmos são absorvidos pela GFacilities e assim ninguém ficará desempregado com a terceirização. 

Entre em contato com a gente e receba seu orçamento em até 24 horas. Basta acessar esse link e preencher o formulário. 

Agora que você já sabe como uma empresa otimizou a limpeza profissional e a administração de todas as unidades, não perca tempo para contratar nossos serviços e atingir outros resultados com a sua companhia.