Limpeza profissional, controle de recepção e manutenção preventiva completa para as unidades de uma rede de concessionárias
Para conservar e manter o funcionamento adequado de suas unidades, uma rede de concessionárias de São Paulo faz limpeza profissional, manutenção preventiva e serviços de recepção terceirizando tudo com a GFacilities.
Além de padronizar e integrar as atividades, a empresa obteve diminuição nos custos operacionais e agilidade na resolução dos problemas.
Por motivos de sigilo contratual e estratégico, optamos por não expor a identidade deste cliente, porém podemos compartilhar alguns aprendizados e resultados que temos acumulado também neste segmento.
Continue a leitura e entenda como a marca fez sua gestão de facilities da maneira correta e com alto desempenho.
Quais eram os principais desafios para a rede de concessionárias?
Este projeto foi executado para uma rede de lojas concessionárias distribuídas por São Paulo, na região de Guarulhos e ABC Paulista. A principal marca revendida pelo grupo é a Chevrolet, porém a rede comercializa marcas como KIA, Nissan e Wolks. O grupo possui aproximadamente 850 funcionários.
O projeto contemplou 15 lojas distribuídas em uma área de extensão (percurso) de 97 Km.
As unidades estão distribuídas em 7 cidades no estado de São Paulo e 7 bairros na cidade de São Paulo, portanto o fator logística de atendimento das equipes foi fundamental para a construção do projeto.
Dentro do planejamento estratégico de uma empresa, alguns dos principais desafios é cuidar dos processos operacionais, administrativos, estratégicos e sanitários. Com a pandemia da COVID-19, a limpeza profissional ganhou ainda mais força e se tornou indispensável por parte das empresas para controlar a disseminação da doença.
Em uma concessionária, isso não é diferente. O grupo atendido pela GFacilities precisava padronizar os serviços de manutenção, limpeza, jardinagem e recepção. Tudo isso sem aumentar os custos operacionais ou prejudicar as vendas.
Além disso, durante o processo de fechamento de contrato com a GFacilities, foram encontradas algumas barreiras que prejudicavam o desempenho de toda a companhia, são elas:
- Unidades antigas e sem manutenção preventiva há algum tempo.
- Problemas com telhados em diversas lojas, exigindo uma equipe especializada para o trabalho e com certificações NR35 e equipamentos de segurança.
- Exigência de adaptar colaboradores.
- Senso de urgência em diversos aspectos.
- Falta de mapeamento dos principais problemas para medir as ações necessárias.
- Gestão focada apenas em custos, deixando de lado prioridades de serviços, principalmente na manutenção predial e das instalações, o que explica a falta de manutenção preventiva das edificações.
- Diretoria com dificuldade para quebrar paradigmas para a implantação de uma nova cultura de gestão de facilities.
Com essa análise, foi possível identificar que o objetivo da proposta é gerenciar serviços para manter o funcionamento e conservar as instalações prediais das concessionárias (patrimônio) de forma adequada. Assim, garantindo que a empresa tenha foco na execução de outras frentes do negócio, como vendas e gestão de pessoas.
Quais foram as soluções para o projeto?
Com a identificação dos principais problemas, a GFacilities pôde montar um planejamento que atendesse às principais necessidades do negócio e com gestão centralizada. Para atender as necessidades do cliente, a implantação do projeto foi realizada com uma metodologia própria da GFacilities e executada em 3 fases conforme imagem abaixo:
Foi disponibilizada uma equipe de planejamento e controle com um planejador, um coordenador de operações e um administrativo para atuar na matriz da rede de concessionárias. O organograma operacional implantado pela GFacilities ficou bem estruturado, conforme imagem abaixo:
Dessa forma, foi possível elaborar as seguintes ações:
- Controle da recepção, portaria e acesso nas lojas e oficinas;
- Limpeza profissional e conservação dos diversos ambientes das concessionárias, conforme layout abaixo:
- Jardinagem para as áreas verdes;
- Manutenção preventiva, preditiva e corretiva das edificações e instalações das concessionárias e oficinas;
- Fornecimento de veículos tipo oficina para atendimento das equipes volantes;
- Treinamento contínuo aos funcionários;
No total foram terceirizados 120 profissionais, sendo 14 recepcionistas, 12 manutencistas, 38 auxiliares de limpeza e 56 porteiros.
Quais foram os principais benefícios obtidos?
Com a estruturação das ações e a execução de cada uma delas, as concessionárias passaram a ter uma comunicação mais rápida, além de oferecer melhores condições aos colaboradores e ter acesso aos relatórios que permitem o acompanhamento dos serviços em andamento.
Confira uma lista dos principais benefícios obtidos na parceria entre as concessionárias e a GFacilities:
- Redução no custo geral de aproximadamente 25%, considerando que a GFacilities passou a efetuar as manutenções preventivas nos edifícios, lojas e escritórios, reduzindo muito o custo com quebra e manutenções corretivas.
- Estruturação de um plano de manutenção preventiva e dimensionamento de uma equipe dedicada para a manutenção com veículo tipo oficina oferecidos pela GFacilities para melhor atendimento no deslocamento entre as lojas.
- Implantação de um software de gestão para planejamento das manutenções preventivas e atendimento das ordens de serviço de corretivas abertas pelas lojas.
- Instruções de uso do sistema aos gerentes das lojas e demais colaboradores, ressaltando a importância na definição do nível de prioridade de cada ordem de serviço evitando que tudo ficasse desorganizado.
- Foco em treinamento das equipes de campo, principalmente da manutenção que exigia maior conhecimento técnico, tais como trabalho em altura, elétrica, hidráulica, estrutural e muito mais.
- Atendimento 24 horas em todas as unidades.
- Gestão centralizada nas matrizes.
- Entrega de relatórios gerados pelo sistema de gestão da manutenção, demonstrando a evolução do nível dos serviços
- Custos mais baixos, principalmente nas tarefas com certo nível de periodicidade.
- Gerenciamento do negócio por indicadores claros e objetivos de performance.
- Satisfação dos funcionários e gerentes, comprovada atráves de questionário interno aplicado em todos os colaboradores.
- Satisfação dos clientes
- Agilidade no atendimento
Conte com a GFacilities para otimizar os serviços gerais da sua empresa
Assim como este grupo de concessionárias terceirizou a limpeza profissional, controle da recepção e manutenção dos prédios, sua empresa também pode ganhar ótimas vantagens com a GFacilities.
Oferecemos desde serviços de limpeza e sanitização até abastecimento de copa e controle da recepção. Os profissionais para cada atividade são formados, inclusive em primeiros socorros e segurança do trabalho. Dessa forma, tudo fica mais seguro tanto para os seus colaboradores quanto para o funcionamento da própria empresa.
No caso da empresa ter funcionários contratados em CLT, os mesmos são absorvidos pela GFacilities e assim ninguém ficará desempregado com a terceirização.
Entre em contato com a gente e receba seu orçamento em até 24 horas. Basta acessar esse link e preencher o formulário.
Agora que você já sabe como uma empresa otimizou a limpeza profissional e a administração de todas as unidades, não perca tempo para contratar nossos serviços e atingir outros resultados com a sua companhia.