Fazer limpeza e conservação de uma empresa é uma das atividades essenciais para garantir não somente o bem estar dos funcionários, mas para manter tudo funcionando da maneira correta e produtiva.
Além disso, quando se tem uma boa equipe de limpeza e conservação é possível evitar a proliferação de microrganismos e bactérias causadoras de problemas de saúde, como é o caso do SARS-Cov-2, causador da COVID-19. Isso sem citar as inúmeras outras doenças que podem ser transmitidas pela falta de higienização.
Em meio à pandemia e aos novos hábitos de higiene, diversos setores da indústria viram a necessidade da profissionalização da limpeza.
Quem ainda não tinha, teve que correr atrás de mão de obra qualificada. E quem já cuidava dessa parte, enfrentou problemas com a equipe que não suportava a demanda ou que não executava o trabalho de maneira adequada.
Vale lembrar que a negligência dos cuidados básicos de higiene expõe os colaboradores e parceiros, além de resultar em perdas severas e irreparáveis para as empresas.
Então, quais são os principais erros que você precisa estar atento na hora de avaliar sua equipe de limpeza e conservação? Em muitos casos, é necessário trocar os profissionais por uma empresa especializada.
Separamos alguns sinais que você não pode deixar de se atentar. Vamos conferir?
#1 – Reclamação dos funcionários
Imagine o seguinte cenário: começa a rolar um burburinho que a empresa não está bem limpa. O que pode acontecer caso algumas pessoas comecem a comentar sobre a sujeira de alguns departamentos?
Além de desengajar os funcionários, alguns colaboradores podem buscar outras empresas que tenham mais limpeza e conservação em suas áreas. O que pode levar à perda de produtividade ou pior: de colaboradores.
Então, é papel do gestor de facilities ou dono da empresa estar de olhos abertos quanto a opinião dos funcionários sobre a limpeza.
Para isso, vale rodar pesquisas de satisfação e até fazer reuniões com os líderes de cada departamento para ver o que eles acham.
Caso as coisas não estejam andando bem, vale considerar fazer a troca do seu time de limpeza e conservação.
#2 – Dificuldade para treinamentos
A verdade é que muitas empresas começam a ter problemas de limpeza e conservação em razão da falta de treinamentos para os times responsáveis.
Por outro lado, a tarefa pode ficar complicada quando não tem um gestor na área de limpeza. Nestes casos, fica mais difícil montar cursos de capacitação com exemplos práticos e que representem fielmente as atividades que devem ser empenhadas.
Então, um dos sinais para ficar de olho na hora de avaliar sua equipe de limpeza é: você está conseguindo treiná-la da maneira correta? Oferece cursos de treinamento atualizados?
Na hora de colocar na ponta do lápis, talvez valha a pena procurar por uma empresa de facilities para aplicar os conceitos corretos e seguir as práticas de segurança do trabalho.
#3 – Dificuldade para se comunicar com a empresa de limpeza
No caso das empresas terceirizadas, é necessário avaliar o atendimento disponibilizado. Isso porque você pode precisar relatar algum imprevisto, fazer uma reclamação ou simplesmente tirar uma dúvida sobre o trabalho que está sendo executado.
Se você ou qualquer outra pessoa responsável pela limpeza e conservação está tendo dificuldade para se comunicar com a empresa terceirizada, toda a indústria pode estar comprando um sério problema.
Afinal, uma emergência mal atendida pode trazer danos maiores e até colocar a sua posição em risco.
Para evitar uma bola de neve, vale buscar uma empresa de limpeza com atendimento qualificado e que saiba responder suas dúvidas sempre que algum problema aparecer.
#4 – Não cumprimento do contrato
Analisar o contrato é uma atividade que deve ser feita mesmo após a assinatura dos papéis. Isso porque algumas empresas de higienização acabam não cumprindo tudo aquilo que está acordado nos contratos, como a execução de algumas tarefas, uso de determinados equipamentos e limpeza de áreas e locais específicos.
Muitas vezes, o não cumprimento do contrato por parte da empresa terceirizada é a razão dos problemas com a limpeza e conservação nas indústrias.
Por isso, é mais que essencial que você analise até mesmo as letras miúdas para verificar se a empresa está cumprindo tudo aquilo que foi firmado no início do trabalho.
#5 – Ausência de equipamentos e produtos adequados
Isso pode acontecer tanto nas indústrias que terceirizam a limpeza quanto nas que têm um time próprio para a tarefa.
Em alguns casos, é comum não utilizar os equipamentos adequados, sejam eles de proteção ou para a própria limpeza. Com os materiais corretos, é possível ter uma aplicação mais segura e eficiente, além de reduzir o trabalho e as chances de acidentes.
Outro ponto importante para verificar são os produtos de limpeza usados. Eles são adequados para a indústria? Fornecem algum tipo de risco para o seu maquinário?
Caso esses pontos estejam sem respostas, é preciso trocar toda a equipe de limpeza e conservação por uma que atenda com equipamentos e produtos adequados para o seu tipo de companhia.
#6 – Preços não compatíveis com o mercado
Um dos sinais que está na hora de trocar sua equipe de limpeza é o preço muito abaixo cobrado pelo mercado. Quase sempre, essas empresas terceirizadas estão deixando de cumprir com obrigações fiscais e/ou trabalhistas, o que pode ser uma tremenda dor de cabeça para você.
Além disso, se os preços não estão compatíveis com o mercado, vale analisar o que de fato aquela empresa entrega nas atividades. Na maioria das vezes, vale a pena pagar um pouco a mais para ter resultados efetivos com a limpeza e conservação da indústria.
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Se você está vendo que precisa de um time melhor de limpeza e conservação, não hesite em entrar em contato com a GFacilities. Nossa missão é facilitar a vida na indústria para permitir que você direcione seu foco em outras frentes.
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Os profissionais para cada atividade são formados, inclusive em primeiros socorros e segurança do trabalho. Dessa forma, todos os serviços tornam-se mais seguros tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa.
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