Gestores de indústrias precisam se preocupar com o serviço de limpeza. Isso porque essa atividade serve para cuidar de toda a estrutura da companhia, evitando perdas de produtividade ou até mesmo quebras de equipamentos. Além disso, a limpeza é fundamental para manter uma boa imagem para os colaboradores, fornecedores e concorrentes. 

Outro ponto que torna o serviço de limpeza ainda mais importante é a Covid-19. Desde o início da pandemia, empresas do mundo inteiro tiveram que dar uma atenção maior com a questão da limpeza nas mais diversas áreas da organização. 

Este cenário é ainda mais evidente em locais onde há grande fluxo de pessoas, como pátios de fábricas e escritórios. 

E a tendência é que os reforços com serviço de limpeza continuem para os próximos anos. Segundo pesquisa realizada pelo portal SíndicoNet, em julho de 2020, mais de 72% dos entrevistados afirmaram que as atividades de limpeza deveriam permanecer intensificadas. 

A alta exposição ao coronavírus e toda a demanda nas indústrias fez com que os gestores repensassem suas estratégias com serviços de limpeza no dia a dia: como otimizar? Existem forças de contratar rapidamente manutenção para indústria? E o que avaliar na hora de contratar uma empresa terceirizada?

São muitos pontos para ficar de olho. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo valioso sobre serviço de limpeza. Vamos explicar como otimizar as atividades e dar dicas de como escolher uma empresa especializada. Acompanhe!

Serviços de limpeza em indústrias: por que são importantes?

Além de evitar a proliferação de vírus, como o Sars-CoV-2, a limpeza industrial é importante para conservar equipamentos e preservar a estrutura da companhia. Com toda certeza, um ambiente limpo proporciona um melhor bem-estar para aqueles que frequentam os espaços da empresa. 

Com uma limpeza bem feita, toda a empresa e seus colaboradores só tem a ganhar: 

  • Qualidade de vida;
  • Produtividade e eficácia em diversas tarefas;
  • Credibilidade entre os profissionais, clientes e mercado como um todo;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
  • Conservação de equipamentos e materiais;
  • Diminuição dos acidentes de trabalho;
  • Conscientização e disciplina.

Por isso, o serviço de limpeza é um assunto que deve estar sempre em pauta entre os gestores da indústria e equipe de facilities. Não espere por uma proliferação de doenças ou algum acidente de trabalho para cuidar dessa parte, comece desde já!

Como otimizar o serviço de limpeza em uma indústria

Agora que você já sabe a importância de priorizar o serviço de limpeza na sua indústria, vamos dar dicas de como otimizar o processo. Dessa forma, será possível integrar serviços, agilizar tarefas e monitorar a qualidade da entrega. Confira nossas sugestões:

Identifique o que você realmente precisa

O primeiro passo para deixar sua área de limpeza mais otimizada é listando os tipos de serviços que você precisa. Por exemplo: sua indústria precisa de limpeza na área externa ou apenas interna? E os banheiros dos funcionários? Os escritórios também precisam de limpeza adequada?

Fazer a análise dos serviços de limpeza que você precisa vai permitir que sua equipe opere melhor. Neste sentido, também vale desenvolver um cronograma de limpeza que contemple os processos a serem realizados.

Determine outros fatores

O trabalho físico não é a única coisa que você deve olhar ao cuidar dos serviços de limpeza. Outros fatores também contam e precisam ser analisados.

Estamos falando do treinamento dos funcionários, segurança dos profissionais e a opinião dos colaboradores. 

Cuidar do time é essencial em todos os tipos de empreendimentos. Por isso, pelo menos a cada seis meses, faça uma pesquisa de satisfação interna entre os profissionais para saber as opiniões sobre a limpeza. Também vale promover treinamentos para a equipe que ficará responsável por essa parte. 

Utilize todos os equipamentos e materiais necessários

Um dos pontos que promovem uma limpeza otimizada é a utilização dos equipamentos certos para as atividades. 

Imagina só: o seu time necessita de um certo material para limpar algum maquinário e isso não está disponível. Além de atrasar o trabalho dos colaboradores, a limpeza pode ser feita de maneira incorreta, o que pode danificar alguma peça ou mecanismo. 

Além disso, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para tornar as tarefas de limpeza mais produtivas e seguras. Há uma lista enorme de equipamentos de segurança para usar na indústria, como capacetes, luvas, calçados e vestimentas especiais de acordo com cada segmento e atividade. 

Pensando nisso, é essencial cuidar de toda essa parte para garantir o máximo de eficiência no serviço de limpeza da sua indústria. 

Opte por terceirizar o serviço de limpeza

A gente sabe que o gerenciamento de uma empresa envolve diversos desafios. Para que você e sua equipe foque em obter bons resultados em outras demandas, avalie contratar uma empresa especializada em limpeza industrial e gestão de facilities. 

Ao fazer a terceirização de serviços de limpeza, a organização não vai precisar lidar com uma série de tarefas burocráticas, como contratações e treinamentos. A empresa terceirizada cuidará de tudo isso, não havendo a necessidade de parar uma equipe completa para cada coisa. 

O resultado ao contratar serviço de limpeza tercerizado é ganhar mais tempo e recursos para se dedicar à atividade-fim da indústria. Além de evitar problemas trabalhistas e dificuldade de contratar ou substituir mão de obra qualificada. 

Listamos outros benefícios que você ganha ao terceirizar a limpeza e outras manutenções na sua indústria:

  • Maior acessibilidade a profissionais e equipamentos;
  • Uniformidade e adaptação ao serviço;
  • Diminuição nos gastos
  • Maior eficiência nas tarefas

Terceirização de serviços de limpeza: o que analisar na hora de contratar

Não é nada difícil fazer a terceirização de serviços de limpeza. Entretanto, você deve analisar alguns alguns fatores para escolher a melhor prestadora de serviços. São eles:

  • A gama de serviços que ela oferece e se existem opções para sua indústria;
  • As tecnologias utilizadas para realização das tarefas;
  • Custos compatíveis com os serviços;
  • Uso de equipamentos adequados e EPIs;
  • Certificados, treinamentos e depoimentos de outras empresa;
  • Detalhes do contrato.
  • Nível de qualidade dos serviços oferecidos; 
  • Acompanhamento e gestão do contrato, onde seja possível mensurar os resultados e acompanhar o crescimento da performance. 

Esses são os principais fatores para ficar de olho na terceirização dos serviços de limpeza. A GFacilities atende esses requisitos e muitos outros em suas atividades. 

Somos especializados em prestação de serviços para indústrias e condomínios. Com a gente, você pode contratar desde manutenção de áreas verdes até serviços de apoio em copa. 

Os profissionais para cada atividade são formados, inclusive em primeiros socorros e segurança do trabalho. Dessa forma, todos os serviços tornam-se mais seguros tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa. 

Todos os projetos da GFacilities são customizados de acordo com as necessidades do seu tipo de empresa. Dessa forma, conseguimos atender diretamente no gargalo onde você tem um maior déficit. 

Entre em contato com a gente e receba seu orçamento em até 24 horas. Basta acessar esse link e preencher o formulário. 

Agora que você já sabe tudo sobre serviço de limpeza, não perca tempo para contratar a GFacilities e otimizar suas atividades. 

Comentários