Manutenção Preventiva: importância e quais os benefícios para as empresas

Manutenção Predial

A manutenção preventiva é uma grande aliada das empresas. Isso porque a atividade se refere à verificação periódica de sistemas, maquinários, áreas externas e muitos outros setores. Sendo assim, a manutenção preventiva ajuda a garantir produtividade e um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. 

Entretanto, para garantir os benefícios da manutenção preventiva é necessário elaborar um plano de gestão que englobe todos os processos operacionais. Isso sem falar no preparo da equipe e uso de equipamentos adequados. 

Para que você possa entender melhor sobre o assunto e fazer manutenção preventiva na sua empresa, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe a leitura com a gente. 

O que é manutenção preventiva?

É um conjunto de serviços e atividades para revisão, controle e monitoramento de equipamentos, sistemas e áreas externas e internas. Na manutenção preventiva, verifica-se a eficiência de determinados processos de maneira planejada, seguindo critérios pré-estabelecidos pela equipe da empresa ou por uma empresa especializada. 

Dessa forma, a empresa evita que problemas surjam no futuro, como quebra de maquinário, falhas de sistemas e até interrupções na linha de produção da indústria. Com isso, podemos dizer que o objetivo da manutenção preventiva é identificar o problema antes que ele cause um dano maior. 

Vale ressaltar que a aplicação da manutenção preventiva não faz todo o trabalho sozinho. Cada área e equipe precisam estar alinhadas de acordo com o plano de manutenção. 

Quais empresas precisam fazer manutenção preventiva?

A verdade é que todas as empresas, de todos os portes e setores, precisam fazer manutenção preventiva. Afinal, nenhuma está livre de imprevistos, correto?

As inspeções periódicas, como acontecem na manutenção preventiva, avaliam o processo de degradação de algum componente do processo operacional, normalmente com o objetivo de verificar falhas que podem levar a prejuízos maiores. 

Principalmente as indústrias e fábricas precisam realizar a atividade da maneira adequada. Somente dessa forma será possível evitar interrupções e quedas na produtividade. 

Além disso, edifícios comerciais e salas de escritórios, por exemplo, também necessitam de um olhar cuidadoso com a manutenção. Isso porque esses tipos de edificações precisam de reparos elétricos, manutenção de elevador, limpeza e até cuidados com o jardim. 

Isso também vale para pequenos empreendimentos de bairro e lojas. A diferença é que a periodicidade é menor, mas a importância continua a mesma. 

Benefícios da manutenção preventiva

Agora que você já sabe o que é manutenção preventiva, vamos detalhar os benefícios que essa atividade oferece. Melhora na produtividade e um trabalho mais seguro é apenas o começo da gama de vantagens. Entenda melhor:

Planejamento e redução de custos

Ao estruturar um cronograma periódico para suas manutenções preventivas, você consegue enxergar melhor onde há os gastos de recursos sem necessidade, como matéria-prima, insumos, energia ou até mesmo tempo. 

Esses problemas são comuns quando a empresa não faz gestão de manutenção. O que acontece é que os gestores acabam “apagando incêndio” quando o problema aparece, aumentando os custos de uma hora para outra. 

Por outro lado, com um plano de manutenção preventiva, é possível enxergar melhor os processos e identificar os gargalos da produção, além de reduzir significativamente o desperdício de materiais e mão de obra. 

Ganho de produtividade e redução de riscos

Imagine o seguinte cenário: sua indústria ou fábrica está operando normalmente e, de repente, um acabamento em gesso desaba do teto e machuca alguém da equipe. Além do susto e do risco, a operação ainda tem que parar para que sejam feitos os reparos.

Se o seu negócio tivesse investido em manutenção preventiva, provavelmente não teria deixado isso acontecer. Isso porque os especialistas e consultores técnicos já teriam identificado o problema antes mesmo dele acontecer. Dessa forma, você conseguiria tomar todas as medidas necessárias antes que o problema explodisse e afetasse sua produtividade e a segurança de seus colaboradores. 

Segurança de parceiros e colaboradores

Ainda sobre estruturas com falhas, as mesmas podem representar riscos para os trabalhadores. Isso porque a falta de manutenção é uma das principais causadoras de acidentes de trabalho. 

Sendo assim, as inspeções realizadas previamente ajudam a melhorar a segurança e a qualidade de trabalho da mão de obra. Além disso, com um plano de manutenção preventiva, é possível seguir um passo a passo que ajuda os colaboradores a se organizarem.

Valorização do seu patrimônio

É sempre importante frisar que o tempo e a natureza comprometem a estrutura da empresa, principalmente na parte externa. Aos poucos, caso não seja feita manutenção, as condições iniciais do empreendimento podem se degradar, o que garante uma perda de período de vida útil. 

Isso também vale para a vida útil dos equipamentos e sistemas, que pode variar bastante. No entanto, quanto melhor seu estado de conservação, maior será a durabilidade, tanto da infraestrutura do prédio quanto da eficiência dos equipamentos. 

Isso significa que a manutenção preventiva vai identificar as principais necessidades da empresa, conforme as recomendações dos gestores e cultura do negócio. Sem dúvidas, isso vai valorizar ainda mais seu patrimônio comercial. 

Como fazer manutenção preventiva da maneira correta

Como você pode perceber, a manutenção preventiva é indispensável para sua empresa ou condomínio, principalmente se ela acomoda muitos funcionários. Para que os serviços sejam feitos da maneira correta, é importante seguir algumas dicas:

  • Tenha uma equipe preparada para as funções;
  • Se antecipe nas falhas;
  • Monte um calendário para as manutenções preventivas;
  • Utilize os equipamentos de proteção adequados;
  • Conte com a ajuda da tecnologia.

Além disso, você pode contar com a ajuda da GFacilities, uma empresa especializada em manutenção preventiva e limpeza corporativa. Nosso time entende as necessidades das empresas e elabora um modelo de operação de acordo com o seu tipo de negócio. Vamos orientá-lo para que você não sofra com perdas de produtividade e quebras de equipamentos. 

Nosso time conta com colaboradores nas mais diversas áreas da manutenção preventiva em edificações. Para saber mais sobre os diferenciais que temos a oferecer para sua indústria, clique no link e preencha o formulário. Vai ser um prazer ajudá-lo a crescer ainda mais!