Segundo uma pesquisa realizada em setembro de 2020, a pedido da SC Johnson, o Brasil passou por transformações significativas em relação aos hábitos de limpeza durante a pandemia da Covid-19. 

Para se ter uma ideia, cerca de 60% dos entrevistados responderam ter mudado seus hábitos de higienização em casa, enquanto outros 70% que possuem filhos com menos de 10 anos buscaram aumentar as práticas de desinfecção residencial. 

Os dados servem como um insight para as empresas que ainda não cuidam dos seus serviços de limpeza. Sem dúvidas, o colaborador também se preocupa com a higienização do seu local de trabalho, assim como ele se preocupa com esse cuidado em casa. 

Vale ressaltar que a limpeza industrial pode salvar (ou parar) a sua produção. Isso porque uma boa higienização de ambientes profissionais promove uma melhor qualidade de vida, deixa a rotina mais organizada e promove a segurança de todos os envolvidos nos processos industriais. 

Do contrário, um ambiente sem manutenção pode acarretar a saúde dos colaboradores e até causar a quebra de algum maquinário. Isso sem falar na perda de produtividade e chances de perda de parcerias com fornecedores. 

Então, se você não olha de perto para a limpeza da sua empresa ou indústria, atente-se quanto às atividades que se relacionam com a manutenção dos espaços. Afinal, esses detalhes podem impactar outras frentes do negócio, incluindo as finanças. 

Se você quer implementar esse tipo de tarefa na sua indústria ou pretende terceirizar com empresas de limpeza e conservação, mas tem dificuldades em reduzir os custos, esse conteúdo é pra você. 

Selecionamos algumas informações para que você entenda mais sobre o que deixa mais caro ou mais barato os serviços das empresas de limpeza e conservação. Dessa forma, você consegue estruturar as melhores estratégias para terceirizar as atividades, mas sem estourar as finanças no final do mês. Continue a leitura!

Empresas de limpeza e conservação: alguns motivos para terceirizar

Uma empresa terceirizada pode ser o que falta para otimizar a limpeza da sua empresa.

Entre as vantagens de contratar uma equipe de limpeza terceirizada está a economia de recursos e dinheiro, agilidade, profissionalismo e a experiência dos funcionários. Além disso, a delegação da tarefa passa para a empresa terceirizada, permitindo que a indústria foque na atividade principal que a corporação desenvolve.

Ao terceirizar serviços de limpeza, você não precisa mais lidar com várias contratações, apenas fazer gestão da empresa terceirizada. Isso significa menos burocracia e otimização de processos. 

Vale lembrar que os serviços de empresas de limpeza e conservação podem contribuir tanto em negócios grandes, que não conseguem dar conta de atividades menores, como pequenos empreendimentos locais, especialmente em tarefas que necessitam de certo nível de periodicidade. 

De modo geral, esses são os benefícios de contratar empresas de limpeza e conservação. É claro que tudo depende da empresa escolhida, por isso, o processo de escolha requer atenção redobrada.  

O que encarece a limpeza industrial?

Mão de obra própria

A verdade é que estruturar um time de limpeza e conservação dentro da empresa pode sair mais caro do que você imagina. 

Coloque no papel e faça os cálculos dos custos com maquinário, produtos apropriados e contratação da mão de obra. A locação de máquinas de limpeza também pode aumentar os custos. Afinal, determinados equipamentos – varredeiras, lavadoras e aspiradores industriais – podem deixar a operação mais cara. 

Ao terceirizar o serviço, não será necessário gastar tanto com contratação de pessoal e nem de máquinas, pois isso geralmente já está incluso no contrato com a empresa especializada em limpeza e conservação. 

Qualidade dos serviços

Apesar de não ser um ponto negativo, a qualidade dos serviços pode deixar os custos com empresas de limpeza e conservação mais caros. Afinal, estamos falando de serviços com tecnologia de ponta e profissionais treinados que vão executar as tarefas de maneira adequada e de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Neste caso, vale a pena optar por uma empresa de limpeza que custe um pouco mais. Isso porque o serviço pode ser melhor, sendo um diferencial competitivo para sua indústria. Em relação à qualidade dos serviços podemos citar ainda a qualidade e marcas dos produtos utilizados, imagine se o álcool utilizado não é 70% ou pior, ainda é diluído? Por isso, opte por empresas que utilizam produtos de boa qualidade e que tenham selo verde, pois o uso de produtos inadequados na limpeza podem gerar até multas por contaminação ambiental. 

Tratamentos de curto prazo

As operações de limpeza e conservação que duram pouco tempo podem aumentar os custos no final do mês. Isso porque os trabalhos vão precisar serem refeitos dali um tempo, mesmo com a conservação no dia a dia.

Por isso, em alguns casos, vale a pena optar por contratos mais longos com empresas de limpeza e conservação. Além de você poder negociar por um preço mais baixo na hora de fechar o contrato, também preserva o ambiente de trabalho por mais tempo, aumenta a vida útil do maquinário e mantém o bem estar dos colaboradores. 

Outra vantagem dos contratos mais longos é a curva de aprendizagem de seu novo fornecedor. Um fornecedor que permanece por mais tempo, certamente vai se adaptar melhor às peculiaridades e rotinas específicas do negócio. Dê preferência por contratos de 12 a 24 meses de duração. 

Como reduzir os custos com empresas de limpeza e conservação

Planejar e estruturar a rotina

Montar um cronograma de limpeza e conservação para sua empresa pode ser um excelente caminho para reduzir os custos com esse tipo de serviço. Para isso, vale listar todos os serviços que você realmente precisa e os equipamentos que serão necessários para a execução das atividades. 

Dessa forma, você terá uma visão mais ampla de tudo que envolve a limpeza industrial, podendo elaborar caminhos e estratégias para diminuir os custos com cada coisa. 

Caso você não tenha tempo ou mesmo conhecimento suficiente para fazer esse estudo detalhado, peça uma ajuda profissional que pode sair até sem custo, como é o caso do atendimento da GFacilities

Otimizar e aproveitar os recursos

Uma das formas de diminuir os gastos com limpeza e conservação é otimizando processos e recursos para evitar desperdícios e gastos desnecessários. É preciso que todas as etapas dos setores sejam bem planejadas e que cada equipe entenda perfeitamente as funções estabelecidas para cada atividade. 

Para que isso aconteça na prática é necessário fazer um mapeamento de processos, usar o layout da empresa da melhor forma, analisar os fornecedores e fazer uma gestão coesa.

Contratar uma empresa terceirizada

De maneira geral, contratar uma empresa de limpeza e conservação para sua indústria é a melhor forma de economizar os gastos. Isso porque você não vai precisar se preocupar com uma série de processos burocráticos, treinamentos, contratação de funcionários e locação de equipamentos – tudo ficará à cargo da empresa terceirizada. 

Isso sem falar na eficiência e uniformidade dos serviços que você ganha. Ao fechar um contrato de longo prazo, os benefícios são ainda maiores para ambos os lados. 

Uma excelente opção de empresa de limpeza e conservação é a GFacilities. Nós temos mão de obra especializada e treinada para demandas técnicas em indústrias de diversos segmentos. 

Alguns dos serviços oferecidos, são:

  • Manutenção de áreas verdes;
  • Sanitização;
  • Limpeza de caixa d’água;
  • Limpeza técnica de equipamentos;
  • Tratamento de pisos;
  • Manutenção de ar condicionado.

Diversas indústrias já confiam no nosso trabalho. Isso porque o time da GFacilities entende as necessidades das empresas. Além disso, temos uma ferramenta online com dados em tempo real para facilitar a sua gestão. Tudo com a melhor qualidade, selo verde e tecnologias de ponta para você não se preocupar com nada. 

Para saber mais sobre os diferenciais que temos a oferecer para sua indústria, clique no link e preencha o formulário. Vamos entrar em contato para entender as necessidades da sua empresa e te ajudar a montar um escopo dos processos de limpeza e manutenção necessários em sua empresa.   

Comentários